sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal...


Se o Natal é família para mim tb é amigos, jolas e mt convívio com amigos e conhecidos de santarém. Naquela que é sempre a altura do ano em que regresso à minha terra natal, é sempre bom reviver as noitadas infidáveis a jogar Uno e a comer bifanas, sempre acompanhadas com mta cerveja, boa música e boa disposição. No meio de tanta crise de deprimência quase que me esqueço que poderei estar prestes a ser despedida...coisas da vida. Prova do bom humor que reina no bar Bota Abaixo, aqui fica a foto desta noite que ainda não acabou, dos grandes Si e Cláudio...fica o registo. Escrevo deste momento neste fantástico bar. Bom Natal e ate à próxima.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Direitos Humanos

No ano passado fiz parte, com muito orgulho, de uma grande iniciativa de comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos. Este ano, face a um desafio semelhante,nem pensei duas vezes. Dei voltas à cabeça, li o que tinha escrito no ano passado, e cheguei a uma pergunta, mais do que uma conclusão: o que mudou? Um ano passou e o que mudou? Nada? Tudo? Um pouco?

Neste dia, que é de reflexão, dou por mim a pensar que chega de reflexão. São 60 anos de reflexão! Mas o que fazer? Como fazer? Quem deve fazer? E quando chego a esta questão tudo pára...Quem deve fazer?! Temos o hábito de dizer que são os políticos...quem manda...ou a ONU...quem tem poder...eu respondo de outra forma...SOMOS NÓS!TODOS NÓS!

Quando é que nos é que assumimos de uma vez por todas que somos nós que temos que respeitar os direitos humanos. os nossos direitos! cada vez que passamos à frente numa fila, que cuspimos para o chão, que dizemos mal de alguém ou simplesmente viramos a cara a um sem abrigo estamos a desrespeitar a Declaração que hoje celebramos! Mais do que uma celebração de uma Declaração, de letras organizadas em frases deveríamos estar a celebrar a nossa existência como seres humanos respeitadores de nós e do próximo. Transformar as frases da declaração em actos válidos e do dia-a-dia. Banalizá-los ao ponto de já não precisarmos de os celebrar...incorporarmos esses actos na nossa vida até acharmos que não faz sentido termos uma declaração para factos tão banais. Esse é o desafio, não de uma vida mas de gerações...um desafio que estamos muito longe de alcançar.

Hoje decidi que para mim basta de reflectir sobre este assunto. É altura de agir...se cada fizer a sua parte todos teremos os nossos direitos respeitados e não precisaremos de um dia no calendário para nos lembrarmos disso. A isto se chama consciência social. Para mim isto chama-se ser um SER HUMANO!

Mais uma vez recordo que este blog faz parte de uma iniciativa colectiva. Vão a www.fenixadeternum.blogspot.com para a lista completa de participantes.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

sexta-feira e um céu cinzento

Nesta sexta-feira tão triste por causa deste céu cinzento e das pessoas que não encontram alegria naquilo que têm, deixo a letra de uma das minhas canções favoritas dessa tão fantástica Katie Melua...para ler, ouvir e pensar...

"I Think It's Going To Rain Today"

Broken windows and empty hallways
A pale dead moon in the sky streaked with gray
Human kindness is overflowing
And I think it's going to rain today

Scarecrows dressed in the latest styles
With frozen smiles to chase love away
Human kindness is overflowing
And I think it's going to rain today

Lonely, lonely
Tin can at my feet
Think I'll kick it down the street
That's the way to treat a friend

Bright before me the signs implore me
To help the needy and show them the way
Human kindness is overflowing
And I think it's going to rain today