quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Guerra

Agora que até vou arranjando um bocadinho para ver o que se passa no mundo através da televisão, dou comigo a bezerrar no sofá à noite até me deixar dormir e acordar cheia de dores nas costas de estar toda torta. Ontem, após fazer zapping mil vezes nos 70 e muitos canais que tenho em casa, apercebi-me da desgraça...não havia nada decente para se ver. Sendo uma rapariga que até gosta de documentários tentei todos os canais temáticos e mesmo assim nada...dei voltas e voltas até que parei na RTP1. Estava a dar a série documental da autoria do Joaquim Furtado denominada Guerra. Não sou nenhuma perita em história de Portugal e nem sequer tenho idade para me recordar da guerra colonial mas dei por mim a ver aquela obra prima da televisão.

Os nossos pais muitas vezes não falam do que se passou naquele tempo sombrio da nossa história, mas acho que ninguém da minha geração tem noção do que foi aquela guerra que parecia sem fim, e cujas repercussões aparentemente ainda se notam nos dias que correm.

As atrocidades que se cometeram, os crimes e injustiças, a loucura de ambos os lados da guerra colonial aparecem de forma igual nesta série que tem tudo para nos ensinar. Dei por mim a ouvir aqueles testemunhos de pessoas que viram pessoas decapitadas, violadas, queimadas dentro das suas próprias palhotas e pensei que se calhar andamos aqui a imaginar que isto só acontecia na guerra do vietnam, kosovos e afins...nós, povo pacífico e saudoso nunca faríamos tais actos que vão contra tudo o que defende a nossa pátria e a humanidade em geral. Mas fizemos.

Condenamos Irão, Iraque, Coreia e muitos outros por não respeitarem as directivas da ONU mas também o fizemos nesta altura. Também mentimos e alteramos verdades para justificar actos que não são justificáveis. Não somos os puritanos que defendemos, sempre do lado da justiça e da verdade. Não somos nem melhores nem piores que ninguém e este documentário serve mesmo para isso. Face a uma situação e a um contexto daqueles reagimos como todos os outros ditos países e povos civilizados e cometemos atrocidades. Fomos vítimas de atrocidades também. Disso não há dúvidas. Mas uma coisa não pode justificar a outra.

Tenho colegas que, por exemplo, não deixam os pais, antigos combatentes, ver o programa Guerra sozinhos. As feridas emocionais ainda são muitas e muito profundas. Neste aspecto somos muito piores que países como os EUA ou outros companheiros destas e doutras guerras. Os nossos veteranos da guerra colonial e dos actuais conflitos continuam a ir e vir dos cenários de guerra sem serem acompanhados, mesmo depois de verem e sentirem coisas que seres humanos nunca deveriam ver e sentir.

Dei por mim a pensar em tudo isto enquanto via aquele programa que tanto orgulho me deu por ser um relato fiel, feito por um português, dos dois lados de uma guerra horrível em que ninguém se pode declarar como vencedor (se é que há vencedores nestas e em qualquer guerra), mas também que tanta revolta me causou porque se lutou e matou por uma pátria que nunca pediu tal acto.

Guerras como estas não devem ser esquecidas mas sim lembradas como provas da estupidez humana face a situações de posse e poder. Einstein é que tinha razão:

"Duas coisas são infinitas: universo e a estupidez humana.Mas, no que respeita ao universo, ainda não tenho a certeza absoluta"

Nenhum comentário: